Músculo-Esquelético
As condições musculoesqueléticas são a principal causa de incapacidade em todo o mundo. Globalmente, mais de 1600 milhões de adultos entre os 15-54 anos têm uma condição que beneficia de cuidados de reabilitação, sendo que as condições musculoesqueléticas contribuem para cerca de dois terços destes números (Cieza et al., 2020).
A dor é um dos principais sintomas presentes nas condições musculoesqueléticas, sendo estas consideradas as principais causas de incapacidade a nível mundial, com uma importante carga social e económica associadas (Lin et al., 2020).
Em Portugal, a lombalgia é considerada a patologia reumática e musculoesquelética mais prevalente, afetando 26,4% da população (Gouveia et al., 2016).
Estas condições englobam todas as patologias e sintomas que afetam o sistema músculo-esquelético (ossos, tendões, nervos, músculos, ligamentos, etc), que se podem manifestar através dos sintomas de dor, sensação de tensão/rigidez muscular e/ou articular, rubor, edema, sensação de formigueiros/dormências, entre outros. Dada a sua natureza multifatorial, existem diversos fatores que influenciam o desenvolvimento destas condições, entre eles: idade, índice de massa corporal, ocupação profissional, nível de atividade física, estilo de vida, historial familiar, níveis de stress e ansiedade, contexto social e cultural, entre outros (Cruz et al., 2020).
Desta forma, é fundamental uma abordagem biopsicossocial e centrada na pessoa, fundamentada pela mais recente evidência científica e que privilegie a educação do utente, bem como o ensino para a autogestão da sua condição (Lin et al., 2020).
Na ArteFisio dispomos de Fisioterapeutas especializados nesta área que o/a poderão ajudar.
Para dúvidas ou mais informações sobre este ou outro assunto, entre em contacto connosco.
FT. Andreia Pombares



FT. Marta
Santos

FT. José
Santos
_edited.jpg)
FT. André
Filipe

FT. Francisco
Pequito